domingo, 10 de junho de 2012

A ESTREIA DE BIDU SAYÃO NO METROPOLITAN OPERA HOUSE DE NOVA YORQUE. MANON DE MASSENET

Mais um texto da autoria de Ali Hassan Ayache do blogue Música, Ópera e Ballet que agradecemos e publicamos na íntegra:


Bons tempos em que íamos às livrarias para garimpar novidades. Os atendentes entendiam do assunto, cada um se especializava em uma área e dialogava com o cliente. Saudades da livraria Brasiliense no centro de São Paulo, os atendentes conheciam todo o tipo de publicação. Hoje em dia as pequenas livrarias , praticamente desapareceram, sobraram as grandes redes. Atendentes que não entendem de assunto nenhum são, em geral, a regra. Trabalho hercúleo é encontrar um e quando você consegue, ele só sabe olhar para o computador e informar o óbvio.

Garimpava eu em uma grande livraria de São Paulo quando vejo um senhor tentando encontrar alguém para orientá-lo. Procura um bom tempo e depois de muita labuta, uma simpática e bela atendente lhe da atenção. Jeito de descolada, brincos pra todo lado e um sorriso falso no rosto. Ele lhe relata que quer presentear uma amiga com a ópera Nabucco de Verdi . Ela sequer imagina o que seja Nabucco e muito menos quem seja Verdi. Vai ao computador e esse lhe informa que essa ópera esta esgotada. Provavelmente digitou Nabucco com um C e o sistema não encontrou nada.
Decepcionado o senhor lhe agradece. Na minha frente, na prateleira, cara a cara, estava um Box em CD dessa ópera. Mostro ao senhor e ele se espanta, não entende nada, nem olha o preço e vai direto ao caixa.


Bidu Sayão

Nesse dia me deparo com outra novidade, nem sequer imaginava que essa gravação existia. Um Box triplo com a estreia da grande cantora brasileira Bidu Sayão no Metropolitan Opera House de Nova Yorque. Lançado pelo selo Naxos, a gravação da ópera Manon de Massenet foi realizada em 13 de Fevereiro de 1937. Nem penso duas vezes, comprei na hora.


Bidu Sayão

Ansiedade total, estava alucinado para ouvir a bela voz do rouxinol brasileiro. Não me decepciono, todo o lirismo e a grande técnica de Bidu Sayão estavam na gravação. O soprano tinha uma voz pequena, mas um timbre de beleza monumental, as notas saem como uma delicadeza única. Uma voz leve e especial e com uma luminosidade incrível. O sucesso de Bidu Sayão no Met foi consequencia desse belo timbre, em uma época em que as vozes eram o elemento primordial da ópera, cantou em várias temporadas e sempre agradou aos gringos.
Mostrei a gravação aos amigos da antiga, todos ficaram surpresos, tive que fazer cópias dessa ópera. Documento raro, Bidu Sayão estreando no Met e cantando muito. Grata surpresa!

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